quinta-feira, 24 de setembro de 2009

RESPOSTA AO CORONEL DA PM SP

No dia 18 de setembro a Rede Globo convidou o Coronel PM José Vicente da Silva a comentar a atuação das GMs e mais especificamente da reação do GCM ao assalto em um ônibus na cidade de SP, pois bem o Coronel mostrou-se totalmente averso às GMs pois seu pronunciamento foi bastante duro dizendo que é uma ABERRAÇÃO a nossa lei do porte de arma, que as GMs não fazem diferença alguma na segurança pública e disse outras coisa que não vale a pena citar-mos.
Pois bem Senhor especialista em segurança, é bom lembrar que na situação em que o guarda se encontrava, ou reagia ou morreria pois ele não tinha escolha. Infelizmente houve a perda de um inocente, se for contabilizar a vida dos inocentes que as PMs já ceifaram com certeza voçês erram muito mais.

Lembremos alguns casos:
Quando o promotor do Ceará matou um vigilante, no supermercado em Fortaleza, o coronel especialista não se pronunciou. Por quê?
Quando a PM de Pernambuco matou uma criança no campo da Universidade Federal só por que o carro era suspeito ele também não se pronunciou. Por quê?
Quando o policial PM Rambo, em Diadema cidade do interior paulista, agrediu, humilhou, espancou, torturou e matou gente inocente, ele também não se pronunciou. Por quê?
Quando, aquele caso do rapaz [o que levantou a camisa para mostra aos PMs que não estava armados, lembram!] no posto de gasolina, foi sumariamente morto por PMs com um tiro no peito, ele também não se pronunciou. Por quê?
Quando numa ação desastrosa um PM em Tobias Barreto-SE abriu fogo contra um veículo só porque não parou numa fiscalização da Secretaria da Fazenda matando uma jovem, o Coronel também calou-se e a rede globo também, por quê?
Tudo isso não é para justificar ou defender a ação do guarda civil, volto a dizer, teria sido a mesma ação do PM, policial civil ou cidadão comum. A morte da jovem foi uma fatalidade.
O Sr. José Vicente coronel aposentado, aproveita-se e sempre aproveitará dos erros que os (as) guardas civis cometerem para desviar do centro da inoperância de sua policia e das demais policias do país. Ele usará a arma que tem, o espaço que tem na mídia para denegrir a imagem de nossa instituição, de nós guardas civis homens e mulheres seres humanos e profissionais sujeito a erros e acertos como qualquer outro e outra profissão.

E, há outras coisas que o coronel [especialista] aposentado não diz:

1. As guardas civis do país em sua maioria são comandadas por oficias PMs aposentados ou da ativa;

2. As guardas civis municipais do Brasil em sua maioria são capacitadas pelas PMs e policias civis;

3. Muitos (as) dos (as) guardas não são guardas, são servidores contratados sem concurso públicos, por oficiais PMs e delegados, a serviços de prefeitos despreparados e desconhecedores do tema segurança pública e poder e polícia e da importância das guardas enquanto agentes públicos estatais na segurança da população, que têm única e exclusivamente a missão desmoralizar e desmerecer as GMS do Brasil;

Se temos direito ao porte de arma é porque as polícias não estão suportando a carga criminal que assola a sociedade e a Guarda Municipal não será a solução mas é um braço forte no combate à criminalidade que domina cada vez mais os cidadãos brasileiros.


4. Os responsáveis pela segurança pública sempre foram as policiais estaduais, então, se ele (Coronel José Vicente) tem tanta coisa boa, tanto conhecimento, sabedoria sobre segurança pública, por que então em seu estado São Paulo, onde foi comandante, não aplicou seu saber especializados em segurança pública e minimizou a violência?;

5. Por fim, por que como ex-secretario nacional da segurança pública não resolveu o problema da (in) segurança pública. Por quê?


Existem milhões de perguntas a serem feitas ao coronel aposentado, mas se ele responder estas (acima) provará a sua competência ou incompetência.


A nós guardas civis municipais cabe errar menos, sermos um servidor, um policial-cidadão, respeitar os direitos de todos. Respeita o cidadão de bem e [para não perder a rima] o bandido também. Bandido é bandido, nós não... Nosso lema e nossa bandeira devem ser sempre: respeitar, respeitar e respeitar a todos.

Um comentário:

  1. Saudações em Azul Marinho!!!

    estou lincando o seu blog no blog da Guarda Municipal de Campo Grande MS ok.

    visite nos:

    www.gcmcampograndems.rg3.net

    ResponderExcluir