Em dezembro deste ano, 120 profissionais terão concluído o ‘II Curso de Formação para a Guarda Municipal', que está sendo realizado pela Prefeitura de Aracaju no Centro de Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) e na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Esse número se somará aos 120 guardas já capacitados no período de abril a setembro deste ano.
O objetivo do curso é qualificar os servidores que atuam na defesa patrimonial, na proteção do cidadão e na orientação e fiscalização do trânsito na capital sergipana. "Eles precisam entrar em vários locais diferentes, realizar abordagens e tudo isso requer a aplicação de técnicas. É isso que eles aprendem aqui", explica o capitão da Polícia Militar, José Alcântara.
As 19 disciplinas oferecidas no curso são estabelecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. Entre elas constam: técnicas de procedimento operacional, emprego de armamento letal e não-letal, estudo dos movimentos sociais, direitos humanos, entre outras. "Serão 14 semanas de curso, totalizando 526 horas-aulas, incluindo a parte teórica e a prática", afirma o capitão.
Nesse primeiro módulo, o conteúdo engloba conceitos de Ética, Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública. Os cinco módulos seguintes discutirão conhecimentos de sociologia e direito, além da prática policial para guardiães, inclusive com treinamento para uso de armas e primeiros socorros.
Turmas
Após a formação dessa turma, outras serão capacitadas, até que todos os 351 integrantes da Guarda Municipal sejam qualificados nos moldes sugeridos pelo Governo Federal. Uma turma assiste às instruções pela manhã, das 7h15 às 12h15, e a outra à tarde, das 13h15 às 18h15. Os participantes vão para a sala de aula nos horários de folga do serviço.
As aulas são ministradas por instrutores bacharéis e 90% deles possuem pós-graduação, mestrado ou doutorado. O curso é gerenciado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), entidade contratada pela Prefeitura de Aracaju.
O guarda municipal Alex Santos, que participa da capacitação, disse que o curso é de grande importância. "Além dos conhecimentos que já adquirimos, temos a oportunidade de aprender técnicas modernas. Hoje estamos aprimorando a utilização de armas", comenta.
Quem também participa das aulas é o agente de trânsito Alcebíades Júnior ,que avalia como positiva a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. "Capacitando os servidores os reflexos são sentidos pela população, que tem à disposição guardas melhor capacitados", avalia.
Esse é o terceiro curso promovido pela PMA que Alcebíades participa. Ele é servidor municipal há cinco anos. "Há locais que não investem nos funcionários, mas aqui é diferente, pois em pouco tempo eu já recebi vários treinamentos", revela.
Matriz Curricular
A Matriz Curricular Nacional, que é a base da formação, foi apresentada e discutida em seminário realizado pela Senasp em Brasília, em março de 2004. A proposta foi criar um referencial único para a formação em Segurança Pública. O documento contempla diversas categorias, como policiais civis, militares, rodoviários, bombeiros e também guardas municipais.
A matriz propõe um conjunto de ações visando a qualificação das guardas municipais em todo o país. Essas ações estão sendo operacionalizadas em parceria com universidades, organizações governamentais e não-governamentais.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário