quarta-feira, 28 de outubro de 2009

GUARDAS MUNICIPAIS PODERÃO CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO CUSTEADA PELO MJ


A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está ofertando para integrantes da Guarda Municipal de Aracaju e cidadãos em geral o Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Violência, Criminalidade e Políticas Públicas. Ao todo, são 50 vagas. Os interessados precisam ter graduação de nível superior em qualquer área de conhecimento. As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro e as aulas terão início somente em 2010.

Segundo a coordenadora do curso, Joelina Souza Menezes, a iniciativa é da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFS, numa parceria com o Ministério da Justiça, por meio da Rede Nacional em Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp). "Das 50 vagas que são ofertadas, 40 serão custeadas pelo Ministério da Justiça e destinadas a profissionais de segurança pública, sejam eles agentes civis ou militares, municipais, estaduais ou federais. As outras 10 vagas são ofertadas a candidatos da comunidade", resume.

Além dos guardas municipais, podem pleitear vagas patrocinadas pelo MJ os integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Científica, Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal que também possuam graduação de nível superior em qualquer área de conhecimento.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na secretaria da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), localizada na rua Lagarto, 952, Centro de Aracaju. Os interessados devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, munidos de toda a documentação necessária. Confira o edital!

Segundo a professora Joelina, a seleção dos candidatos ficará a cargo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o resultado final será publicado após a homologação pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. "O processo de seleção compreenderá três etapas. A primeira delas é de caráter eliminatório e abrange uma prova escrita centrada em recepção e produção de texto", adianta a coordenadora do curso.

"A segunda fase é de caráter classificatório e compreende a avaliação dos documentos apresentados. Finalizando o processo, acontecerá a terceira etapa, também de cunho classificatório, que corresponderá a uma entrevista com a comissão de seleção", acrescenta Joelina Menezes.
Documentação
Os interessados devem comparecer à Fapese munidos dos seguintes documentos: diploma (cópia autenticada) do curso de graduação de nível superior em qualquer área de conhecimento, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); documento comprobatório da atividade exercida e segmento hierárquico a que pertence (para os candidatos financiados pelo Ministério da Justiça); curriculum Vitae devidamente comprovado e duas fotos 3X4 recentes; cópias de histórico escolar, do CPF, da carteira de identidade, título de eleitor e respectivos comprovantes de quitação eleitoral, de residência com CEP e, para os candidados do sexo masculino, documento militar.
Fonte: aracaju.se.gov.br

Um comentário:

  1. essa pós da ufs foi prorrogada até o dia 13/11
    e ainda existe uma pós na fase em segurança ambiental com 40 bolsas financiadas pelo senasp/mj

    segue o link para quem se interessar.

    http://200.216.152.211/v3/index.php?option=com_content&task=view&id=205&Itemid=238

    ResponderExcluir